Conservadores de Todo o Mundo, Uni-vos!

Uma rede mundial de influência e contatos. Diversos partidos por todo o planeta atrelados entre si, trocando informações e promovendo apoio uns aos outros. Estou falando de uma conspiração de Partidos Comunistas, como vêm sendo repetido de forma insistente pela direita brasileira?

Não, estou falando das Internacionais Conservadoras ou direitistas.download (1)

Em 1961, em Bruxelas (Bélgica), é fundada a Internacional Democrata Centrista. Inicialmente, se tratava de uma articulação de partidos da corrente política Democracia Cristã, porém, com o tempo se abriu para um amplo espectro que vai do centrismo à direita política.

A IDC hoje e uma das maiores organizações internacionais políticas existentes. Conta com ramos locais, como a Organização Democrata Cristã da América (ODCA)  e Partido Popular Europeu (PPE). Igualmente, nutre relação com a Fundação Konrad Adenauer.

Segundo o próprio site da Fundação

“A KAS é uma fundação política, ligada ao partido político União Demócrata-Cristã da Alemanha (CDU). Konrad Adenauer (1876-1967), co-fundador do partido CDU e primeiro chanceler alemão, conseguiu unir as tradições sociais-cristãs, conservadores e liberais. O seu nome é sinônimo da reconstrução democrática da Alemanha, da consolidação das políticas externas em uma sociedade transatlântica, do objetivo dos países europeus e da orientação da economia social de mercado.”

download (2)Entre os partidos que podemos listar como membros da IDC, temos a União Democrata Cristã (da Chanceler alemã
Angela Merkel), Partido Justicialista (da atual presidente argentina  Cristina Kirchner), o Democratas (partido da direita brasileira, descendente do ARENA), Funcinpec (partido monarquista do Camboja), Movimento Cristão de Libertação (oposição cubana), Partido Popular (descendente da ditadura franquista na Espanha), União por um Movimento Popular (partido francês do ex-presidente Sarkozy), Nova Democracia (partido grego de centro-direita), e muitos outros.
A título de curiosidade, consta entre os chamados “partidos observadores” o Rússia Unida (base do governo de Vladimir Putin) e o brasileiro Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB).

Todavia, a IDC não é a única articulação reacionária no mundo. Há também a União Internacional Democrata (UID).

Foi fundada em 1983, na Noruega. Contou, em sua fundação, com a presença de personalidades conservadoras como Margaret Thatcher e George H. W. Bush. Também conta com sua própria Fundação, a Hanns Seidel.

Alguns partidos pertencentes a UID são compartilhados com a IDC: o brasileiro DEM e os pertencentes ao Partido Popular Europeu são exemplos.

Mas também há novos rostos.

O Partido Liberal da Austrália (atual governo), o Partido Conservador Canadense (no poder), o Partido Republicano (oposição nos Estados Unidos), Partido da Independência (governo da Islândia), Partido Istiqlal (nacionalista de Marrocos), Partido Conservador (centro-direita do Reino Unido), União das Forças de Direita (oposição na Rússia),  são alguns que podem ser citados, enquanto é digno de nota que um dos associados recentes é União Pan-Ucraniana “Pátria”, recém chegado ao poder na Ucrânia.

E os conservadores não são os únicos: há a Internacional Liberal (IL), a Internacional Socialista (partidos social-democratas, incluindo o brasileiro PDT), a Global Verde (os “Partidos Verdes”, incluindo o do Brasil) e por aí sucessivamente.

Recentemente, inclusive, há boatos a respeito de uma futura “Internacional Nacionalista”, promovida pela Rússia e incluindo partidos de extrema-direita como a Frente Nacional (França) e a Aurora Dourada (Grécia).

Então, da próxima vez que um direitista brasileiro, admirador do Tea Party ou mesmo do Integralismo ou simplesmente de um conservadorismo tupiniquim, encher a boca para denunciar uma suposta “conspiração” do Foro de São Paulo (articulação meia boca e irrelevante de partidos supostamente socialistas latino-americanos), lembre-se que basicamente todas as correntes políticas possuem redes internacionais de apoio.

Afinal, é a Globalização.

FONTES:

www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1508200906.htm

http://www.psdc.org.br/democracia-crista-ha-70-anos-na-luta-para-que-nao-percamos-os-pilares-da-familia-e-da-sociedade-brasileira/

http://memoriasdefernandoguimaraes.blogspot.com.br/2007/05/2001.html

http://www.kas.de/energie-klima-lateinamerika/pt/about/

http://www.odca.org.mx/index.php

http://idc-cdi.com/

http://lenta.ru/news/2008/07/04/international/

http://www.hss.de/english.html

http://idu.org/member-parties/

http://www.liberal-international.org/site/

http://www.socialistinternational.org/

http://www.globalgreens.org/green-parties-around-world

http://www.bbc.co.uk/worldservice/theneweurope/wk19.htm

http://www.esquerda.net/dossier/internacional-nacionalista/31553

http://forodesaopaulo.org/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: