TISA – ALCA Mundial

Capitalismo 2

Mais uma vez, o Mercado Financeiro prepara um golpe contra a classe trabalhadora. E o nome dele é TISA.

TISA é a sigla de Trade in Services Agreemente, isto é, Acordo de Comércio de Serviço. Ele veio a tona em mais um vazamento promovido pelo Wikileaks, em 2014.

Entre os objetivos desse acordo incluem: privatização de serviços básicos e desregulamentação do setor financeiro. Na prática, isso significaria um fortalecimento das investidas de megacorporações, grande empresas e bancos sobre todo o mundo, atingindo os mais pobres e os países subdesenvolvidos.

É notável quem são os participantes. Todos aliados do Império Norte-americano e da Europa Ocidental. Na lista temos: Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Hong Kong, Islândia, Israel, Japão, Liechtenstein, México, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Suíça, Taipé Chinês e Turquia.

Apesar disso, China e Uruguai já demonstraram interesse, revelando a verdadeira face desses regimes.

O Neoliberalismo, mais do que uma ideologia, deve ser encarado como um fenômeno. Várias escolas econômicas e políticas concorrem para serem seus legítimos representantes. A sua prática, no entanto, é mais verificável. Através do endividamento, países inteiros são submetidos ao poder de organizações financeiras, como o Banco Mundial e o FMI. Bancos privados também participam da festa.
As Multinacionais atacam as populações carentes em busca de mão de obra barata e recursos naturais, utilizando-se de todos os meios necessários para isso, desde invasões estrangeiras à financiamento de grupos paramilitares e o uso de trabalho escravo.

a-logica-do-capitalismoO atual Capitalismo Financeiro se diverge do seu antecessor, o Industrial. Enquanto no passado, a classe trabalhadora tendia a enriquecer a sua própria Burguesia Nacional (com exceção dos países colonizados), hoje o mundo inteiro é explorado para  o lucro de 1%.

Não é a toa que a Suíça, por exemplo, tida como um dos países mais honestos do mundo, é a principal responsável pela lavagem de dinheiro da corrupção internacional, através de seus bancos que operam como paraíso fiscal. Até mesmo a “maravilhosa” Islândia não se privou de participar, mesmo após 2008 a população ter ido as ruas contra os banqueiros.

Fica claro que a única alternativa ao Neoliberalismo e seu Mercado Financeiro é a luta de classes. A Guerra.

É claro que os políticos e economistas burgueses irão inventar mil mentiras para justificar cada atitude. Dirão que será bom para o país, para o progresso, para o mundo. Apesar disso, o 1% já controla 50% das riquezas globais. Vê-se logo a quem serve o tal avanço!

A liberdade de comércio, hoje, é um dos principais argumentos da tirania. É em seu nome que nações são arruinadas e populações inteiras reduzidas a servidão.

A articulação global entre a classe trabalhadora é a arma do povo contra esse mais novo ataque, denominado TISA. A organização sob a bandeira socialista democrática e revolucionário pode fazer deitar os planos do Imperialismo transnacional e a vitória de todas as pessoas oprimidas do mundo.

A Esquerda precisa retomar seu vetor social, sua ação com o povo. Assim, poderá ter sua voz ouvida – uma voz verdadeiramente popular – e superar o discurso de mentiras propagado pela Imprensa Burguesa.

Nenhum direito pode ser mais arrancado. E nenhuma rendição até o Socialismo ser alcançado.

Fontes:
Fórum discute o TISA, “Alca global” que visa o comércio de serviços públicos
http://www.brasildefato.com.br/node/30189

Wikileaks revela acordo que propõe troca de informações financeiras entre países
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/wikileaks-revela-acordo-que-propoe-troca-de-informacoes-financeiras-entre-paises

WikiLeaks vaza documentos sigilosos sobre acordo comercial internacional
http://www.brasilpost.com.br/2014/06/19/wikileaks-acordo_n_5511519.html

Wikileaks publica acordo secreto que cobrirá 68% do comércio global
http://www.vermelho.org.br/noticia/244444-9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: